Nossa Cidade

Aug 21, 2013 6:00:00 AM

Grande Recife inicia troca de carteiras de livre acesso

Troca do documento começa hoje, através de agendamento


Foto: Divulgação

O Grande Recife Consórcio de Transporte iniciou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma ação que beneficiará cerca de 93 mil pessoas que possuem direito a gratuidade. A partir desta quarta-feira (21/08), os usuários da Carteira de Livre Acesso deverão trocar o documento pelo Vem Livre Acesso. A medida do Consórcio, realizada em conjunto com a Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), foi adotada como forma de moralizar o uso do documento.

Para a troca do documento é necessário que o beneficiário faça o agendamento através do site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h. No momento da troca é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF e a Carteira de Livre Acesso.

Caso o deficiente tenha perdido a Carteira de Livre Acesso é necessário que ele retire a segunda via, para só então fazer a troca.

Para o presidente do Consórcio, Nelson Menezes, com essa ação a fiscalização será mais rigorosa. “Vamos acabar com as fraudes verificadas nesse sistema, pois será usado o VEM que não é falsificável. Além disso, vamos saber quantas pessoas de fato usam a gratuidade por deficiência”, explicou.

Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.

Embarque – No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca.

Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento.

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 



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